Vereadores buscam solução para a situação do Convento de São Francisco do Paraguaçu

por Jornalista Camilla Souza publicado 18/12/2018 14h26, última modificação 18/12/2018 14h26

Dom Antonio Tourinho Neto, Bispo da recém constituída Diocese de Cruz das Almas, recebeu os vereadores Júlio César, Ana Cristina e Pedro Gomes para uma reunião cuja pauta era discutir a situação do Convento de São Francisco do Paraguaçu.

Nativo da comunidade, o vereador Pedro Gomes ressaltou a necessidade de intervenção no Convento, no que diz respeito à manutenção e limpeza do espaço, bem como uma pessoa responsável para abrir e conduzir visitantes.

Dom Antonio Tourinho esclareceu que a Diocese é muito recente e, por causa disso, os trâmites legais ainda estão em andamento, o que significa que os imóveis e todo patrimônio religioso ainda estão em processo de transferência legalmente da Arquidiocese de São Salvador para a Diocese. Outro agravante são os entraves financeiros, que dificultam a intervenção da Diocese nessa situação.

A solução encontrada, em conjunto, foi buscar junto ao Governo do Estado, órgãos como IPAC, Bahiatursa, Setur, etc. e de emendas impositivas, através de deputados, recursos para restauração, manutenção e limpeza do Convento.

Foi discutida, ainda, a possibilidade de realizar uma Audiência Pública para discutir essa situação e, dessa forma, chamar atenção de todas as instâncias para a necessidade de intervenção imediata, evitando a perda total desse importante Patrimônio Histórico e Cultural.