Sessão de Abertura dos Trabalhos Legislativos conta com a presença da Prefeita

por Jornalista Camilla Souza publicado 04/02/2021 14h23, última modificação 04/02/2021 14h23

 

Na última segunda-feira (01) a Câmara Municipal da Cachoeira realizou a 1ª Sessão Ordinária de abertura dos trabalhos legislativos de 2021.

Durante a Sessão de Abertura a Prefeita Eliana Gonzaga agradeceu pela honra de estar representando o município de Cachoeira na abertura dos trabalhos do primeiro período legislativo de 2021.Dando continuidade, Eliana ressaltou que a gestão encontrou inúmeras dificuldades devido à ausência de transição, dívidas  e falta de informações essenciais. E por fim, reafirmou o compromisso em fazer uma gestão de excelência, com transparência e humanizada.

Em seguida, os vereadores presentes usaram a tribuna para reafirmarem  o compromisso com o povo cachoeirano. A vereadora Adriana Silva (PODEMOS), ressaltou a expectativa e o desejo de que todas as preposições discutidas e aprovadas nesta casa sejam de êxito para a população. Na oportunidade, rebateu a fala do vereador Josmar na última Sessão Extraordinára, sobre a ausência dos equipamentos o Drone e a Tv da Prefeitura, e afirmou que não houve nenhum ato ilícito, já que as notas fiscais comprovam que os equipamentos são de propriedade do ex-Prefeito Tato, por isso os equipamentos não estavam mais na Prefeitura. Ressaltou que, um vereador deve ter cuidado e averiguar as informações antes de trazer qualquer tipo de denúncia a esta tribuna. Solicitou a Prefeita, à retomada do Programa Nutrindo Amor, já que foi criado para atender as famílias que estão em vulnerabilidade nutricional das famílias.

O vereador Adjarva Dias (PL), que em nome do Sr.Presidente cumprimentou a Mesa Diretora, e aos colegas vereadores, seguindo, desejou a todos uma boa administração. Destacou que a Prefeita encontrou em seu caminho uma casa no escuro. E afirmou, ser necessária essa medida, para que a Prefeita possa trabalhar, e as medidas protetivas da administração são necessárias. Ressaltou que não vê nenhuma falta de cortesia com esta casa, e frisou que irá ajuda - lá. O PL partido do qual é membro juntamente com a vereadora Angélica, está disposto a ajudar o governo da Prefeita Eliana. Por fim, finalizou sobre os equipamentos e disse que não podemos misturar o público com o privado.

 A vereadora Angélica Sapucaia (PL), que cumprimentando os presentes, agradeceu a Deus pela oportunidade de estar iniciando mais um mandato. Ressaltou que, vamos procurar ajudar e trabalhar para ver nossa Cachoeira melhor, porque é isso que o nosso povo cachoeirano espera e eu tenho certeza que nós iremos ver Cachoeira melhor. "Porque viver com o povo é saber viver, é dá atenção, é colocar os pés no chão e dizer: Tamo junto para o que der e vier, é isso que nós esperamos da Prefeita", declarou Angélica. E solicitou que a Prefeita continue entregando a cesta básica ao povo do Município.

O vereador Cristiano Alves (PSDB) reafirmou o compromisso com o povo Cachoeirano e apresentou algumas propostas para o seu mandato. Por fim, solicitou o apoio de todos os vereadores.  O vereador Florisvaldo Conceição (PP), que saudando os colegas vereadores e a todos os presentes, agradeceu a Deus pelo momento oportuno e pela oportunidade de representar o meu povo. Afirmou que, como vereador precisa fazer o seu papel. Aproveitou e falou a sobre visita feita a ao Senador Jacques Wagner em busca de melhorias para o campo de Santiago do Iguape. Por fim, afirmou que não irá decepcionar o meu povo.

O vereador José Luiz (PSD), afirmou que, estamos aqui trabalhando, fiscalizando, e é esse o nosso papel. "É uma honra poder estar na tribuna falando em nome de 727 eleitores cachoeiranos que resolveram me dá um voto de confiança," destacou. Seguindo, frisou que tem um grande orgulho de voltar a casa, quase 20 anos depois e encontrar vocês. E finalizando, parabenizou o IPHAN pelos 50 anos de tombamento em nossa cidade.

O Presidente Isnaldo Cordeiro  (PSD), que saudando a todos os presentes, afirmou que a casa irá trabalhar continuadamente com  o executivo. Abordou sobre a solicitação do vereador Josmar sobre o transporte.  "Aqui não vai haver força, nem tom altivo e imposição. Aqui vai haver imparcialidade, comunicação, harmonia entre os poderes e assim vamos seguir", além disso afirmou que somos servidores do povo Cachoeirano e o povo quer que nós prestemos o trabalho, e foi para isso que eles nos colocaram nesta casa. Por fim, destacou que será completamente neutro com qualquer vereador que seja, sem qualquer indiferença.

O vereador Josmar Barbosa (REPUBLICANOS), iniciou seu pronunciamento explicando sobre o decreto publicado, e destacou que no dia 02 é festa de Iemanjá e dia 07 também é comemorado na cidade, e o pessoal está tentando evitar aglomerações, para que a covid-19 não tenha possibilidade de estar se propagando no nosso município. Citou também, que em nenhum momento em sua fala na última sessão, citou o nome de alguém. Afirmou que, muita coisa foi subtraída no município, e estamos apurando e em momento algum citei nome de quem levou isso e aquilo, até porque o prazo era até o dia (01) para entregar o inventário. Ressaltou que, o município está sem recurso para gerir o que está acontecendo, e só quem está trabalhando com a gente sabe o que nós estamos passando para conseguir organizar a casa. Por fim, afirmou que a Prefeita e todos os secretários, têm o maior respeito por esta casa e não pode ser diferente, a gente não vai passar por cima desta casa sobre hipótese alguma.

O vereador Laelson Luís (PSB) iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus por estar mais uma vez em defesa do povo. E afirmou que, o motivo de está aqui é em defesa do nosso povo e não há outro motivo. Essa casa como já foi falada aqui, é muito importante por que se trata da vida das pessoas do nosso povo cachoeirano, o qual escolheu cada um para representar. Dando continuidade, teceu comentários sobre a importância do decreto de medidas contra a Covid-19. Na oportunidade, parabenizou a secretaria de educação e secretaria de transporte, que juntos se empenharam e colocaram transporte para levar os alunos para fazerem a prova do Enem em nossa cidade.

O vereador Mamede Dayube (PODEMOS), agradeceu a oportunidade de retornar a casa na primeira sessão ordinária. Afirmou que, com tantos anos como secretário que passou por diversos governos, tomei a decisão de retornar a esta casa. Ressaltou que, em momento algum queria voltar a esta casa, deixar a secretaria para que pudesse corrigir os absurdos, as distorções, as politicagem, que aconteciam aqui nesta casa. Dando continuidade, falou sobre a importância dos agentes de saúde, o mínimo que se pode fazer é manter em dias os EPIs, para que os agentes tenham a segurança para está trabalhando no campo.

O vereador Moises lago (PODEMOS), iniciou o seu pronunciamento saudando a Mesa Diretora e os vereadores, e destacou a importância de discutir sobre a Covid-19. Afirmou que, não podemos estar perdendo tempo discutindo coisas que podem ser discutidas em outro momento e deixar algo tão importante que é a prevenção e a preocupação com o povo, aquele povo que nos elegeu. A princípio, a gente precisa unir as forças do Executivo e Legislativo para que possamos estar trabalhando firme e forte para a proteção do povo cachoeirano. Finalizou solicitando a prefeita que ajudasse as famílias carentes e melhorias no abastecimento de água nas comunidades.

O Vereador Nelmar Lomba (PP) ,que saudando a todos os presentes, agradeceu com alegria e satisfação de está representando meu povo de Capoeiruçu e a todos os cachoeiranos que me conduziram a esta honrada missão legislativa. "Quero desejar sucesso a nossa prefeita Eliana e colocar o meu mandato a disposição para lutar por melhorias para o nosso povo e para nossa Cachoeira", seguindo, solicitou ao povo de Cachoeira da Sede e Zona Rural que sigam os protocolos de distanciamento social. Por fim, parabenizou  a secretaria de saúde Maria José, por está lutando para que esse trabalho venha ser realizado em nossa cidade. O vereador Paulinho leite (PSB), que em nome do Sr. Presidente cumprimentou a Mesa Diretora, seguindo parabenizou a todos os vereadores pelos discursos, pelos momentos e pela união, que continue uma casa muito unida. Parabenizou a Prefeita pelo pronunciamento e explicação sobre a situação da Covid-19 e sobre a preocupação dela perante a prefeitura. "Vamos dar credibilidade, ela vai fazer uma gestão diferente", questionou  e criticou a EMBASA, pela falta de água e a cobrança com os valores absurdos. Finalizou ressaltando a busca pela requalificação do banheiro dos homens no Caquende.