Presidente da Câmara visita HEMOBA para solicitar apoio para realizar campanha de doação em Cachoeira

por Jornalista Camilla Souza publicado 01/08/2018 09h38, última modificação 01/08/2018 09h38

Na manhã desta terça-feira (31) o Presidente da Câmara de Vereadores, vereador Júlio César, acompanhado do sub-tenente do Tiro de Guerra, Joelmir, e de Agrinaldo Neto, representante da Santa Casa de Misericórdia, esteve presente na unidade do HEMOBA de Feira de Santana para solicitar apoio para realização de uma Campanha de Doação de Sangue em Cachoeira.

Nilza Azevedo, coordenadora da unidade, informou que o calendário do Hemoba está fechado até dezembro, porque existe uma agenda prévia de solicitação do Hemóvel e que, infelizmente, para o ano de 2018 não seria mais possível realizar uma Campanha em Cachoeira. Contudo, Márcia Almeida, Assistente Social responsável pela marcação da agenda do Hemóvel, garantiu que em abril do ano de 2019 Cachoeira será contemplada e poderá realizar a Campanha de Doação de Sangue.

A complexidade da coleta e armazenamento do sangue são dois fatores importantes que impedem que uma Campanha de Doação seja realizada arbitrariamente. "O sangue tem uma durabilidade pequena; depois da coleta ele precisa ser devidamente armazenado, em uma temperatura específica e em locais apropriados, além de ter um prazo para ser utilizado. Não podemos coletar mais sangue do que utilizamos, porque podemos acabar desperdiçando esse bem precioso devido à curta durabilidade dele", afirmou Nilza.

Com o objetivo de se certificar de que Cachoeira não fique de fora da Campanha de Doação de Sangue, Teta solicitou da coordenadora um agendamento prévio e garantiu todo apoio de logística necessário para realizar a Campanha. A equipe que se disponibilizou a participar do projeto se reunirá novamente para dialogar e dar encaminhamento às ações de conscientização da população cachoeirana para que a Campanha seja um sucesso.