Implantação do Sistema do Colégio da PM é uma possibilidade viável para resolver o problema da falta de disciplina dos estudantes de Cachoeira

por Jornalista Camilla Souza publicado 21/11/2018 14h30, última modificação 28/11/2018 10h02

Os tenentes da Polícia Militar Luiz Fernando e Daltro foram convidados a participarem de uma reunião na Câmara de Vereadores, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (21), para discutir a possibilidade de implantação do Sistema disciplinar do Colégio da Polícia Militar.

De antemão, o Tenente PM Luiz Felipe salientou que não seria possível implantar o próprio Colégio por causa do limite de unidades em todo estado, previstos por lei, além de esclarecer o objetivo principal do projeto é "instaurar a disciplina, por meio de um regimento interno disciplinar". Além de ressaltar que "não haverá nenhuma interferência da PM na metodologia pedagógica da unidade escolar".

Os vereadores presentes questionaram qual a contrapartida do município nesse processo, o que ficou claro pelos oficiais que é necessário um Convênio de Cooperação Técnica entre Prefeitura e Polícia Militar para que o Sistema venha a ser implantado.

A secretária de educação do município, Ana Luiza Marques, demonstrou grande interesse na implantação do projeto, onde elencou alguns casos em que a unidade escolar não consegue ter controle sobre o aluno, e afirmou que acredita que o posicionamento do prefeito será favorável, haja vista os benefícios que a implantação do Sistema vai proporcionar para a educação municipal.

O Sistema demanda a atuação de um Diretor Militar, um coordenador disciplinar e tutores, que estarão presentes nos turnos matutino e vespertino, na unidade escolar contemplada com o projeto; todos militares da reserva. "Podemos observar uma melhora significativa na conduta disciplinar de alunos de colégios em que o Sistema foi implantado, há apenas 8 meses atrás", enfatizou Luiz Fernando.

O projeto será apresentado ao Executivo Municipal para ser analisado e dado o encaminhamento necessário. Outros municípios, como Governador Mangabeira e Maragogipe, demonstraram interesse no Sistema do CPM e já estão em fase de implantação.