Câmara da Cachoeira declara ofício das charuteiras Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Cachoeira
Em Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (09), a Câmara da Cachoeira aprovou por unanimidade dos presentes o Projeto de Lei nº30/2024, que “declara o ofício das charuteiras Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Cachoeira”, de autoria do vereador Laelson de Roxo (PSB).
O texto do PL prevê ainda a entrega do Título de Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial de Cachoeira, em sessão solene organizada pela mesa diretora da Câmara.
O projeto busca dar reconhecimento ao ofício, que passou a existir a partir do século XIX no Recôncavo, com a implantação das fábricas de charuto, que contribuíram com o desenvolvimento econômico da região.
Muitas mulheres puderam sustentar suas famílias na produção de charutos. As charuteiras não são apenas produtoras; elas representam um aspecto essencial da identidade cultural de Cachoeira.
Apesar da sua importância cultural, as charuteiras enfrentam desafios como a concorrência com produtos industrializados e a diminuição do cultivo de tabaco na região. Mas, iniciativas como a patrimonialização podem contribuir para a salvaguarda e valorização do ofício, que já tem a sua qualidade reconhecida em diversas feiras e exposições em diversos estados e países.