Abertura da Exposição “Indumentárias Sambadeiras” é marcada por festa e muito samba de roda
A Câmara da Cachoeira sediou no último sábado (23) a exposição “Indumentárias Sambadeiras” do Samba de Roda de Dona Dalva. Até o dia 09 de outubro, a mostra ficará aberta à visitação no Museu da Câmara.
A matriarca e Doutora Honoris Causa Dona Dalva Damiana de Freitas não segurou a emoção ao falar sobre a realização de mais um projeto, a poucos dias de completar 96 anos. Dona Dalva agradeceu o apoio da Câmara e de todos que contribuíram para que a exposição acontecesse.
O presidente da Casa Legislativa, Laelson de Roxo, participou da abertura e manifestou o orgulho de estar presidindo a Câmara e poder receber um evento tão importante. “Este é um evento que fala da nossa cidade, da nossa história, e quero reforçar que apoio esta causa e estou com Dona Dalva nessa luta. E que venham os próximos”, declarou.
A coordenadora do projeto “Documentação Indumentárias e Adereços”, Any Manuela, falou sobre a iniciativa que busca preservar e salvaguardar o Samba de Roda, Patrimônio Cultural da Humanidade, e agradeceu o apoio da Casa do Povo em mais uma iniciativa. Após as falas institucionais, o Samba de Roda de Dona Dalva encerrou com muita música e samba no pé.
A exposição conta em seu acervo com as vestimentas das sambadeiras do Samba de Dona Dalva. Tanto o samba de roda de Cachoeira quanto a Associação Dalva Damiana de Freitas foram reconhecidos recentemente pela Câmara como Patrimônios Culturais e Imateriais do município, em reconhecimento da sua relevância para o rico acervo cultural da Cidade Heroica e Monumento Nacional.
A exposição faz parte do projeto Documentação de Indumentárias e Adereços, que tem o apoio da Câmara da Cachoeira, Governo do Estado através das Secretarias de Cultura e da Fazenda, e Instituto do Patrimônio Artístico Cultural.